O que você está procurando?

domingo, 3 de junho de 2012

Centro de Educação Profissional da Construção Civil completa 46 anos de existência




O Departamento Regional do SENAI da Paraíba foi criado no dia 28 de dezembro de 1952, com sede em Campina Grande. No entanto, só a partir de 1953, o Departamento Regional passou a ter existência própria, tendo como primeiro Diretor o professor Amaro Salvatore Simoni.

No começo da década de 50, a principal dificuldade apontada como razão do desemprego no país, era a falta de formação e qualificação profissional dos trabalhadores do setor industrial. Foi nessa época, que a Escola de Aprendizagem do SENAI iniciou suas atividades, tendo adotado o regime de internato de 1953 até 1961 para atender aos aprendizes do setor industrial de João Pessoa e cidades do interior.

Em 1965, o Departamento Regional da Paraíba ousou e construiu em Bayeux, o primeiro Centro de Treinamento do Nordeste. Construído com recursos do SENAI, o Centro de Treinamento foi inaugurado em 04 de junho de 1966 e iniciou suas atividades oferecendo cursos destinados à formação rápida e aperfeiçoamento dos operários das áreas de Tornearia Mecânica e Fresagem. Impulsionado pela qualidade dos serviços prestados, o Centro de Educação Profissional de Bayeux passou a semear talentos na área da Construção Civil e atualmente, o atendimento destina-se exclusivamente aos profissionais do setor. 

Periodicamente, em parceria com empresas e outras instituições, são promovidos cursos de Armador de Ferros, Carpinteiro, Eletricista de Instalação Predial e Residencial, Eletricista de Instalação Industrial, Pedreiro, entre outros.

O Centro é especializado no atendimento à área da Construção Civil, promovendo a modernização de suas instalações, a especialização de seus profissionais, implantação de laboratórios e oferta de serviços e consultorias junto às empresas para a certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, como também leva a qualificação e o aperfeiçoamento profissional para dentro dos canteiros de obras, através dos cursos “in company”.

Hoje, o SENAI atua em todo estado da Paraíba através de suas unidades operacionais fixas e móveis realizando diversos cursos e treinamentos de educação e qualificação profissional,  inclusive para as indústrias que estão se instalando no estado, a exemplo das fábricas de cimento da Brennand, Cimpor e Elizabeth, como também o Pólo Fiat.

Outras informações sobre os cursos e serviços desta unidade podem ser adquiridas através do telefone (83) 2108.8700 ou pelo site http://www.fiepb.com.br/senai/unidades/escola_da_construcao_civil

Colaboração: Fábio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário