O que você está procurando?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Exposição à Sílica é tema de Palestra no SENAI de Bayeux

Gabriel Alves - Campina Grande/PB em 22/06/2011

O SENAI da Paraíba, através do Centro de Educação Profissional da Construção Civil, realizou no último dia 15 de junho uma palestra com o título “Exposição à Sílica na Construção Civil: Teoria e Medidas de Prevenção”. A palestra, que aconteceu no auditório da Escola, faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto “Exposição à Sílica na Indústria da Construção: Transferência de Conhecimento através de Ações Extensionistas”, uma iniciativa do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba.
 
O Projeto tem como objetivo informar sobre a prevenção e os riscos da exposição à poeira de sílica encontrada na indústria da Construção Civil (Subsetor de Edificações). A ideia é contribuir para a ação social de transformar os canteiros de obra em ambientes de trabalho seguros e saudáveis. A palestra foi ministrada pela Coordenadora do Projeto e professora da UFPB, Márcia Souto, com a colaboração do Técnico da Fundacentro/PE, Gilson Rodrigues.
 
Participaram da ação representantes do Comitê de Estudos sobre Exposição à Sílica na Indústria da Construção da Paraíba (CESIC/PB), além de alunos dos Cursos de Pedreiro e Assistente de Gerenciamento de Obras, que cumprem estágios em várias construtoras de João Pessoa.
 
Na ocasião, a Gerente do SENAI da Construção Civil, Patrícia Ventura, exaltou a importância do evento para a Escola, que forma anualmente cerca de três mil profissionais para o segmento da Construção Civil. 
 
Saiba mais
 
Segundo estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) há no Brasil cerca de seis milhões de trabalhadores expostos às poeiras contendo sílica, isto é, pó residual de pedras como mármore e granito. Nesse contexto, aproximadamente quatro milhões de profissionais que atuam no setor correm o risco de adquirir a silicose, tipo de doença pulmonar causada pela inalação do pó.
 
Considerada doença profissional e até definida como acidente de trabalho, a silicose atinge diretamente trabalhadores de marmorarias rústicas, por estarem expostos ao pó produzido durante a lapidação de placas de granitos e outros minerais.
 
Informações: (83) 2108-8700.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Fábio Barbosa
Fonte: http://www.fiepb.com.br/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Palestra aberta ao público: “A Prevenção dos riscos do trabalho: Ergoprevenção”.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

GRUPO DE PESQUISAS SUBJETIVIDADE E TRABALHO – GPST

NÚCLEO: SUBJETIVIDADE E TRABALHO DO PROGRAMA DE
POS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL

16 e 17 de junho de 2011

 O GPST realiza nos dias 16 e 17 de junho de 2011 evento com a presença do Prof. Drº Pierre Henri Trinquet, da Universidade de Provence. Doutor em Sociologia, ergólogo, profissional da construção civil e pesquisador das situações de trabalho para saúde e segurança do trabalhador, com grande experiência na área de formação profissional, em Ergologia, Ergoformação, Análise de Riscos no Trabalho, Programas de Prevenção de Acidentes.

PROGRAMAÇÃO

16 de Junho de 2011
Palestra aberta ao público: “A Prevenção dos riscos do trabalho:
Ergoprevenção”.
Local: Auditório da Central de Aulas - Bloco B - Horário: 14h00

Dia 17 de junho de 2011
Minicurso: “Ergoformação e Ergogestão e análise dos riscos”.
Local: Sala 402 - CCHLA - Horário: 09h00

Uma trajetória que concilia trabalho e estudo Pierre Trinquet vem se dedicando ao longo dos últimos 20 anos a refletir sobre os riscos de acidentes no trabalho a partir da complexidade intrínseca do trabalho humano. Questiona todo tratamento simplista da prevenção e do julgamento dos acidentes de trabalho por meio de referências a uma única categoria de normas. Defende que não há como modificar, realmente, o fenômeno da insegurança no trabalho sem interrogar
fundamentalmente a atividade de trabalho em si. Para ele, toda atividade é sempre um compromisso entre normas heterodeterminadas e outras próprias aos seres industriosos em atividade, aqui e agora.
Em visita ao Brasil, pesquisador da Universidade de Provence (França) discute a complexidade dos processos sociais que envolvem os estudos sobre saúde e segurança do trabalhador Apoio: CCHLA, Departamento de Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e ADUFPB.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SELEÇÃO PARA CURSOS GRATUITOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA E BÁSICA

O SENAI-PB em parceria com o IEL-PB torna público que, no período de 07/06/2011 a
17/06/2011, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de
Aprendizagem Industrial Gratuitos, disponibilizando 372 vagas, sendo 20 vagas para o
Curso Aprendizagem Industrial Técnica e 352 vagas para os cursos de Aprendizagem
Industrial Básica.

Acesse e divulgue https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Bz4ljA2ufdPSNTY2ODFjZWItMTRlYS00ZjRiLTg4YWQtY2E1MjJkYzZiMjk5&hl=en_US